Loading Now
×

Apólice de seguro viagem: 7 razões para não esquecer a sua

Apólice de seguro viagem - reprodução canva

Apólice de seguro viagem: 7 razões para não esquecer a sua

A apólice de seguro viagem é um contrato que determina todos os benefícios e as ressalvas das coberturas que foram contratadas na seguradora. Com ela, viajar se torna uma experiência muito mais satisfatória por trazer a garantia de que, diante de contratempos, você não estará desamparado.

No entanto, é essencial entender cada parte do contrato e também as necessidades de escolher o plano de seguro viagem adequado para o seu destino. Descubra agora tudo que você precisa saber sobre a apólice de seguro viagem para evitar surpresas durante imprevistos.

Por que ter apólice de seguro viagem?

A apólice de seguro é um contrato formal entre um segurado: a pessoa que compra o seguro e uma seguradora, por exemplo, a Next Seguro Viagem, que fornece o seguro. Este documento estabelece os termos e condições da cobertura de seguro, definindo os direitos e as responsabilidades de ambas as partes.

Trata-se de um documento oficial que oferece a comprovação de que caso aconteçam alguns imprevistos específicos, você pode ter o reembolso ou assistência imediata durante a viagem.

A apólice é basicamente a sua garantia do seguro, ou seja, ao contratar um plano de seguro viagem na seguradora, todas as coberturas só serão válidas com a apresentação da apólice do seguro viagem. Sem ela, sua viagem está muito menos protegida e pode causar um grande estresse.

Por isso, é essencial ter a sua apólice antes de viajar e acima de tudo é fundamental entender cada detalhe nas cláusulas de coberturas e exceções presentes em cada situação.

Apólice de seguro viagem - reprodução canva
Apólice de seguro viagem – reprodução canva

Como é o funcionamento da apólice de seguro viagem?

A apólice funciona como a garantia de proteção de viagem, ou seja, caso precise recorrer a alguma cobertura, esse documento é o que determinará como pode ser feito. Entre os principais pontos da apólice está a cobertura de despesas médicas, que serve para fornecer assistência até no exterior, onde, muitas vezes, os custos de saúde podem ser bem elevados.

Além disso, em planos de seguro, a apólice atua contra atrasos de voos e cancelamentos, prevenindo que você fique preso em situações inconvenientes. E seu funcionamento não para por aí.

Uma apólice de seguro viagem também abraça o conceito de repatriação de corpo em casos extremos, garantindo que, em tragédias, seus entes queridos não carreguem o peso financeiro da repatriação.

Nela também encontramos a resolução de problemas como extravio de bagagem e a garantia de assistência legal que, em território estrangeiro, pode ser vital. No entanto, vale ressaltar que sua funcionalidade depende do plano e das coberturas escolhidas na contratação do seguro.

Leia também: https://www.nextseguroviagem.com.br/blog/2023/10/viagem-protegida/ 

Para que ter uma apólice de seguro viagem?

A apólice de seguro é um componente fundamental do setor de viagens e desempenha um papel crucial nas finanças pessoais e empresariais. A seguir, destacamos 5 pontos de extrema importância da apólice de seguro viagem, confira.

1 – Proteção financeira

Esse documento fornece proteção financeira contra perdas imprevistas. Nelas podem estar: cobertura para atrasos, lesões pessoais, despesas médicas, ou até mesmo a perda de voo devido a eventos como acidentes, incêndios, desastres naturais, ou doenças graves. Além, é claro, da proteção em caso de perda e extravio de bagagem.

2 – Conformidade legal

Em muitos casos, a posse de uma apólice de seguro é uma exigência legal durante viagens para o exterior Por exemplo, o seguro de saúde é obrigatório em muitas jurisdições. A não conformidade com essas regulamentações pode resultar em penalidades legais.

3 – Facilita transações comerciais

As empresas muitas vezes precisam de apólices de seguro viagem para realizar transações comerciais, assinar contratos e cumprir requisitos de terceiros. Neste caso, ter uma apólice em vigor pode ser um requisito fundamental para fechar negócios com outras empresas.

4 – Gestão de riscos

O documento também ajuda na gestão de riscos, permitindo que os segurados transfiram parte do risco financeiro para a seguradora. Isso é muito importante para setores de alto risco, como o setor de construção e a indústria de saúde.

5 – Benefício para os beneficiários da apólice seguro viagem

Em várias situações o seguro pode fornecer mais tranquilidade na hora de resolver os problemas. Sabendo que você pode viajar tranquilo e sem surpresas financeiras, cada passeio será melhor que o planejado.

O que deve conter em uma apólice de seguro viagem?

Uma apólice de seguro viagem é um contrato que estabelece as obrigações e direitos tanto da seguradora quanto do segurado. Ela é um documento essencial que fornece a estrutura para a proteção financeira em situações de risco.

Por isso, antes de contratar o serviço, a apólice deve ser avaliada e questionada, caso não contenha os seguintes pontos abaixo.

Identificação das duas partes

Toda apólice deve ser preparada na presença do cliente e deve identificar a seguradora, o segurado e, se aplicável, os beneficiários. Assim sendo, cada informação deve estar clara e correta.

Período de cobertura

Outro ponto essencial da apólice de seguro viagem é sua validade. Para isso, ela deve especificar o período de vigência da apólice, ou seja, o tempo durante o qual o segurado está protegido.

Neste caso, o segurado precisa estar ciente do tempo de viagem e se há possibilidade de alguma viagem extra durante a jornada, assim consegue manter a cobertura durante todo trajeto.

Tipos de coberturas

Um dos pontos essenciais da apólice são os detalhes do que ela está cobrindo. Por isso, a apólice de seguro deve enumerar os tipos de riscos cobertos, como seguro de vida, seguro de saúde, seguro esportes, seguro bagagem, seguro gravidez, entre outros. Cada cobertura precisa detalhar as condições e limitações.

Valor da apólice de seguro viagem

Para contratar um seguro viagem, é preciso considerar todos os imprevistos que podem acontecer e definir o custo do seguro, bem como os prazos e métodos de pagamento. Sendo assim, caso aplicável, a apólice deve indicar os valores que o segurado deve pagar antes que a seguradora assuma os custos.

Exclusões do seguro

Toda apólice de seguro viagem também deve conter detalhes que especificam situações ou eventos que não são cobertos pelo seguro, como atos criminosos intencionais. Além disso, é importante considerar o valor pré-determinado para coberturas específicas.

Benefícios

Qualquer apólice deve conter uma descrição descrevendo quais os benefícios que o segurado receberá em caso de sinistro, como indenizações ou serviços. Assim como, ela deve informar como o segurado deve notificar a seguradora em caso de ocorrência de sinistro e os documentos necessários.

Renovação e cancelamento

Outro ponto essencial do documento é uma cláusula que detalha os procedimentos para renovar ou cancelar a apólice ao final do período de cobertura. Isso pode ser conversado direto na seguradora antes mesmo da contratação do seguro.

Condições gerais e cláusulas especiais

O documento também deve incluir as condições e termos gerais que regem o contrato. Além disso, ele pode conter cláusulas específicas para situações únicas, como cobertura em viagens internacionais. Por fim, a apólice precisa identificar a legislação sob a qual a apólice é regida.

Como se trata de um contrato de vínculo legal, como tal, deve ser revisada nos mínimos detalhes para garantir que atenda às necessidades individuais e ofereça a proteção desejada. Dessa forma, compreender os detalhes contidos na apólice e esclarecer quaisquer dúvidas antes de assinar o contrato, garante uma experiência segura e tranquila em caso de problemas.

Apólice de seguro viagem - reprodução canva
Apólice de seguro viagem – reprodução canva

Quando a apólice de seguro viagem funciona?

A apólice de seguro viagem é um companheiro vital para qualquer viajante, e isso se deve à capacidade de solucionar diversos problemas que podem surgir durante uma viagem. Descubra quando essa apólice vai te amparar da melhor maneira possível.

1 – Assistência médica no exterior

Se você ficar doente ou sofrer um acidente durante a viagem, a apólice de seguro viagem cobrirá despesas médicas, consultas e hospitalizações, aliviando um gasto financeiro não planejado.

2 – Cancelamento de viagem

Em situações imprevistas que te impedem de viajar, como doença, a apólice cobrirá os custos de cancelamento de voos e hospedagem. Além disso, em algumas ocasiões você pode optar por reprogramar a viagem para outra data.

3 – Extravio de bagagem

Um imprevisto comum, especialmente em viagens com longa distância, são os problemas com a bagagem. Então, caso sua bagagem seja perdida ou danificada, a apólice oferece compensação para repor seus pertences.

4 – Atraso de voos

Se o voo atrasar, você pode enfrentar despesas adicionais, principalmente se o atraso durar várias horas ou dias. Nessas situações a apólice pode ajudar a cobrir custos de acomodação e alimentação. Em muitos casos também pode fornecer a opção de mudar o dia da viagem, sem custos adicionais.

5 – Perda de documentos

Em caso de perda de documentos importantes, como passaporte, a apólice fornece assistência na obtenção de documentos de substituição. No entanto, é muito importante não perder a apólice de seguro, então, sempre tenha cópias de segurança.

6 – Responsabilidade civil

Se você causar danos a terceiros sem intenção durante a viagem, a apólice protege contra reclamações e ações legais, desde que esteja dentro das cláusulas combinadas durante a assinatura do contrato. Muitas apólices também oferecem suporte legal em situações de emergência ou questões jurídicas no exterior.

7 – Atividades de aventura

Para os amantes de esportes radicais, a apólice pode ser adaptada para cobrir atividades de aventura, garantindo segurança, como é o caso da Next Seguro Viagem, que tem uma cobertura específica para esportes amadores. Além de solucionar vários problemas, com a apólice você pode desfrutar da viagem sem preocupações.

Leia a seguir: https://www.nextseguroviagem.com.br/blog/2023/10/seguro-viagem-3/ 

Perguntas frequentes sobre a apólice de seguro viagem

Ao pensar em viajar, já é parte do planejamento optar por um seguro viagem. Contudo, é comum surgir uma série de dúvidas antes de contratar uma seguradora, e entre as perguntas mais frequentes estão:

  • Como comprovar o seguro viagem?

Quando decidir contratar o seguro é importante estar ciente que a comprovação única e válida do seguro é a sua apólice. Por isso, caso precise recorrer aos serviços da seguradora, é essencial que você apresente esse documento.

  • E se minha bagagem for extraviada com a apólice de seguro viagem dentro?

Como a apólice é necessária para conseguir solucionar o problema de extravio, há duas soluções em caso de extravio. A primeira é ter algumas cópias junto com você e a segunda é entrar em contato com a seguradora para que ela te forneça uma segunda via do documento.

  • Qual o valor para ter uma apólice?

O valor da apólice vai depender do plano escolhido, quanto maior a cobertura e dias de viagens, mais caro. No entanto, é possível consultar o valor e comparar preços para escolher o melhor seguro para você e seu bolso.

  • Quanto tempo antes da viagem preciso fazer para pegar a apólice de seguro viagem?

O ideal é que o seguro viagem seja programado com antecedência, mesmo sabendo que muitas empresas fornecem a apólice de forma imediata, quanto antes melhor. Além disso, se você tiver tempo para analisar os planos de seguro, você pode escolher o que melhor se adapta à sua viagem.

Contudo, em caso de viagens de última hora, o ideal é que o seguro seja contratado pelo menos 24 horas antes do embarque, assim você pode viajar segurado e com todos os documentos necessários para sua proteção.

  • Onde encontrar uma apólice de seguro de confiança?

Na Next Seguro Viagem você encontra vários tipos de planos de seguro com apólices que são enviadas em menos de 5 minutos. Além disso, a empresa tem o seguro de viagem internacional garantido pela AXA seguros, fornecendo mais confiança e qualidade no serviço de apólice de seguro viagem.

Porque a Next Seguro Viagem?

Com atendimento 24 horas todos os dias da semana, só a Next Seguro Viagem pode fornecer o atendimento mais completo na hora de usar o seguro. Além disso, com apólices imediatas, você pode conhecer e contratar todo o serviço pelo site, sem sair de casa.

E o melhor de tudo é que você não precisa se preocupar, pois a Next tem mais de 30 anos no mercado e tem total credibilidade nos serviços de seguro. A empresa está no mercado como uma das seguradoras mais respeitáveis e confiáveis do mundo inteiro.

O que significa que ela atende todo público, com planos que se adaptam a diferentes orçamentos. A Next Seguro Viagem  trabalha com a melhor relação de custo/benefício para atender todos os viajantes que precisam de uma apólice de seguro viagem.

Na Next você tem total autonomia na compra, com planos que oferecem serviços completos, pelo preço mais baixo e com várias condições de pagamento. Além disso, só aqui você encontra ofertas imperdíveis perfeitas para diferentes ocasiões e orçamentos.

A Next Seguro Viagem transforma viagens em jornadas seguras, completas com permissão para uma exploração tranquila do mundo. Com planos repletos de benefícios, ela oferece a garantia de que você está preparado para qualquer eventualidade, permitindo que sua aventura seja uma verdadeira explosão de experiências.

Conheça já os nossos planos e fale com nossos atendentes para aproveitar uma oportunidade incrível de ter a viagem dos sonhos com segurança e tranquilidade.

Loading