Loading Now
×

Proteção ao viajante: Mitos que prejudicam sua viagem

Proteção ao viajante - Reprodução pexels

Proteção ao viajante: Mitos que prejudicam sua viagem

Quem nunca teve medo de encarar um avião e realizar o sonho de viajar? Embora isso seja comum, há inúmeras formas de manter a proteção ao viajante durante o voo, que você mesmo pode escolher.

Então para garantir uma viagem tranquila e livre de imprevistos durante um voo, é essencial seguir algumas medidas de proteção e com o seguro viagem, a chance de viajar protegido é muito maior. No entanto, antes de fechar um negócio com a seguradora, muitos viajantes acabam sendo pegos por mitos sobre a apólice do seguro.

Para evitar qualquer risco e fornecer uma viagem segura, a Next Seguro Viagem trouxe um artigo para desvendar todos os segredos por trás de uma viagem protegida e te ajudar na escolha do melhor seguro, não deixe de conferir.

O que faz o seguro de viagem ser tão importante para a proteção ao viajante?

Um dos aspectos mais importantes para viajar é a contratação de um seguro de viagem. Ele oferece cobertura para situações como cancelamento de voos, perda de bagagem e assistência médica e muito mais, garantindo tranquilidade em caso de imprevistos.

Ele pode ser adquirido através de companhias de seguros como a Next Seguro Viagem e é muito importante, pois além de cobrir despesas médicas e hospitalares, ele oferece suporte em casos em quaisquer situações imprevistas.

Além disso, ele proporciona uma camada adicional de segurança e tranquilidade ao viajante, tornando-o um componente crucial na proteção ao viajante durante toda a jornada.

Por que ter seguro viagem em todas as ocasiões para garantir proteção ao viajante? 

O seguro é parte vital das viagens independente do destino em questão. Isso porque, além de trazer mais segurança para questões financeiras, também evita uma série de inconvenientes como estresses por cancelamentos de última hora.

No entanto, esse é só um dos problemas que podem ser facilmente solucionados pelo seguro viagem. De qualquer forma, mesmo garantindo proteção ao viajante, nem tudo que se diz sobre o seguro é verdade. Por isso, trouxemos alguns mitos sobre o assunto, confira.

Proteção ao viajante - Reprodução pexels
Proteção ao viajante – Reprodução pexels

Quando o seguro não é obrigatório para a proteção do viajante, ainda é preciso contratar?

Ao planejar uma viagem tanto nacional quanto internacional, é possível detectar vários destinos que não pedem seguro viagem. E por este motivo muitas pessoas alegam que por não ser obrigatório ele não precisa ser adquirido.

Contudo, esse é um mito gigantesco que põe em risco toda proteção do viajante. Isso porque, imprevistos podem acontecer em qualquer momento e lugar. O seguro é muito mais do que um passe para poder viajar mais longe, trata-se de uma forma econômica de proteger seus pertences, sua saúde e seu bem-estar, sem comprometer seu financeiro com gastos inesperados.

Ou seja, ao viajar sem o seguro, pode acontecer de sua bagagem ser extraviada, danificada ou roubada, assim como você pode enfrentar problemas de saúde emergenciais, tendo que arcar com todos os custos. Se segurado, você não precisa se preocupar com nenhuma dessas situações, já que o seguro cobre esses tipos de imprevistos e ainda facilita a solução.

É mesmo importante ter seguro viagem?

Outro mito comum sobre seguro viagem é que muitas vezes sua compra é feita sem a necessidade de usar. Porém, é muito melhor estar tranquilo, sabendo que a seguradora fornece toda proteção ao viajante durante o percurso, do que precisar lidar com surpresas desagradáveis e custos muito maiores do que o previsto.

Por isso, independente das chances de precisar usar um seguro, é muito importante ter o seu, especialmente em viagens de longa duração. Com o seguro você pode planejar uma viagem completa sem precisar se preocupar com doenças, problemas com bagagem ou mesmo outras surpresas de última hora.

Além disso, caso precise ser acionado, a seguradora fornece todo o suporte para garantir a melhor solução, sem que você gaste qualquer dinheiro extra ou mesmo se preocupe com essas situações imprevistas.

Como fazer a contratação do seguro para mais proteção ao viajante?

De todos os mitos sobre seguro, o mais comum é que o seguro pode ser contratado quase na hora da viagem. A verdade é que a partir do momento que o seguro é contratado ele já é válido, por isso, se precisar cancelar sua viagem, a seguradora já poderá ajudar a conseguir o reembolso bem antes da data marcada.

Assim sendo, quanto antes melhor, mesmo que algumas seguradoras oferecem opções de contrações de últimas horas. De qualquer forma, separamos alguns passos que podem aumentar a proteção do seguro e facilitar sua jornada.

Reserve com antecedência

Fazer seu plano de viagem com o pacote de seguro bem antes da data escolhida é fundamental. Assim, você já pode se organizar sabendo que sua viagem vai ser tranquila e com todo o suporte necessário.

Além disso, se o voo atrasar ou acontecer algum imprevisto que necessite de um cancelamento, você pode pedir o reembolso, ou tentar reprogramar a viagem para outra data com a ajuda da seguradora.

Verifique a documentação para mais proteção ao viajante

Antes de viajar é indispensável ter certeza de que todos os documentos, como passaporte, apólice do seguro e visto, estão em ordem, para evitar problemas. Isso deve ser feito com antecedência suficiente para corrigir quaisquer problemas.

Conheça as regras da companhia aérea

Cada companhia aérea tem suas próprias políticas e regulamentos. Então, mesmo com o seguro viagem, é importante ler as políticas de bagagem, check-in e as regras de voo da companhia aérea.

Lembre-se de garantir a saúde durante a viagem, incluindo consultas médicas, atualização de vacinas e a precaução de levar medicamentos essenciais.

Proteção extra ao viajante

Nem tudo o seguro pode cobrir ou desvendar, então antes de viajar procure saber sobre as condições climáticas que podem afetar voos. Verifique a previsão do tempo na origem e destino antes da viagem para mais proteção.

Por fim, tente evitar atrasos e estresse no dia do voo, escolha o meio de transporte adequado e saia com tempo de sobra. Caso contrário, você pode perder seu voo e nesse caso, muitos seguros não fornecem reembolso. Por isso, é muito importante estar atento aos horários e da mesma forma estar ciente de todas as coberturas que o seguro oferece ou não.

Proteção ao viajante - Reprodução pexels
Proteção ao viajante – Reprodução pexels

Onde o seguro viagem é obrigatório para a proteção ao viajante?

O seguro viagem é uma ferramenta importante para a proteção do viajante, oferecendo cobertura para uma variedade de situações imprevistas que podem ocorrer durante uma viagem, mas como sabemos, nem sempre ele é obrigatório.

No entanto, a obrigatoriedade do seguro viagem existe e depende da legislação do país visitado, bem como as circunstâncias do viajante. Saiba quando e onde esse seguro é exigido.

Tratado de Schengen

Se você está planejando uma viagem para qualquer um dos países que fazem parte do Tratado de Schengen na Europa, o seguro viagem é obrigatório para obter um visto de turista ou viajar sem visto, dependendo da sua nacionalidade. Entre os destinos mais populares dentro do tratado estão: França, Itália, Espanha e Portugal.

Cuba

Para entrar em Cuba, também é obrigatório possuir um seguro viagem que cubra assistência médica. As autoridades de imigração podem exigir a apresentação de uma apólice válida no momento da chegada.

Venezuela

Da mesma forma, a Venezuela exige que os viajantes tenham seguro de saúde válido para entrar no país, garantindo mais proteção ao viajante durante todo percurso.

Além desses exemplos, outros países também podem ter requisitos de seguro viagem obrigatório, e as regras podem mudar com o tempo. Por isso, é importante verificar as informações mais recentes do país que você planeja visitar. De qualquer forma, para poupar tempo e garantir mais segurança, o ideal é já portar o seguro em qualquer ocasião.

Leia também: https://www.nextseguroviagem.com.br/blog/2023/10/seguro-estados-unidos/ 

Quando o seguro viagem é altamente recomendado?

A princípio, se você deseja fazer uma viagem cheia de atividades de aventura, como esportes radicais, trekking em áreas remota ou mergulho, é essencial ter um seguro viagem que cubra acidentes e evacuações de emergência.

Além disso, para viagens que duram mais de algumas semanas, um seguro viagem é essencial para te proteger contra imprevistos de saúde ou perda de bagagem.

Da mesma forma, em alguns países, a assistência médica pode ser extremamente cara. Ter um seguro viagem ajuda a evitar despesas significativas. Na maioria dos casos essa cobertura é a parte mais crítica de um seguro viagem. Por isso, é muito importante ter um seguro compatível com as necessidades da viagem.

Antes de contratar seu plano, tente ler atentamente os termos da apólice e escolher um seguro viagem que atenda todos os tipos de imprevistos específicos. Viajar com segurança é fundamental para aproveitar ao máximo sua experiência no exterior.

Quais as coberturas que oferecem mais proteção ao viajante?

Caso esteja viajando a negócios, sempre é bom dar aquela analisada extra na apólice para saber se o seguro viagem cobre situações específicas, como perda de documentos de trabalho ou despesas de última hora relacionadas ao trabalho.

E ainda é essencial saber se a cobertura pode te ajudar ao participar de esportes específicos, como esqui, golfe ou esportes aquáticos.

Alguns seguros viagem incluem cobertura para despesas legais no exterior, o que pode ser útil em situações inesperadas. Por isso, quando for fazer viagens para fora do país, sempre considere essa cobertura, pois oferece muito mais proteção ao viajante.

Em alguns casos, o seguro viagem pode cobrir cancelamentos ou interrupções de viagem devido a catástrofes naturais, como furacões, terremotos ou erupções vulcânicas.

Por fim, se sua companhia aérea, cruzeiro, hotel ou outro fornecedor de serviços de viagem falhar de alguma forma, o seguro viagem pode ajudar a cobrir as despesas resultantes. No entanto, é muito importante que ele seja completo e de fato, forneça todos esses tipos de cobertura.

Leia a seguir: https://www.nextseguroviagem.com.br/blog/2023/10/viagem-segura-em-familia-para-curtir-a-neve-na-america-latina/ 

Dúvidas frequentes sobre a proteção do viajante com o seguro viagem

  • Como fazer a comprovação do seguro?

Sempre carregue uma cópia impressa de sua apólice de seguro viagem e os números de contato da seguradora. Além disso, você pode salvar uma cópia digital em seu telefone ou computador para comprovar a contratação do seguro viagem, caso necessário.

  • Toda apólice de seguro cobre despesa médica?

Algumas apólices de seguro viagem podem não cobrir condições médicas que já existem no quadro clínico do viajante. Portanto, revele todas as suas condições médicas ao adquirir o seguro. Além disso, também é essencial consultar o valor estipulado para a cobertura das despesas.

  •  Todo seguro oferece todos os tipos de cobertura?

A verdade é que depende, se você puder contratar um seguro completo, ele pode sim oferecer várias coberturas, porém será mais caro. Em outros casos, a seguradora pode oferecer diferentes planos com tipos específicos de coberturas.

Então, antes de viajar, é crucial fazer uma pesquisa detalhada sobre as regulamentações do seguro viagem no seu destino e considerar os seus próprios requisitos e circunstâncias para selecionar os tipos de cobertura.

  • O que deve conter no seguro viagem para mais proteção ao viajante?

Para garantir comodidade e uma experiência protegida e maravilhosa, é essencial que o seguro tenha algumas coberturas específicas, entre elas:

  1. Cobertura médica de acordo com as regulamentações do destino;
  2. Seguro para cancelamento;
  3. Seguro em caso desastres naturais;
  4. Seguro bagagem;
  5. Mudança de data na viagem em caso de emergências médicas;
  6. Suporte 24 horas;
  7. Seguro esportes e seguro gestante (se for o caso).
  • Quando fazer o seguro?

 O ideal seria que o seguro fosse planejado com antecedência, assim que você decidir quando deseja viajar. No entanto, para quem tem uma rotina cheia de coisas, dá, sim, pra deixar o seguro para última hora. O tempo máximo para providenciar seu seguro viagem é de até 24 horas antes do embarque.

Por quais razões devo escolher a Next Seguro Viagem?

A Next Seguro Viagem está preparada para te ajudar com uma ampla variedade de coberturas, incluindo assistência médica, odontológica, cobertura de cancelamento de viagem, seguro de bagagem, entre outros, para garantir que você esteja protegido em todas as situações durante a sua viagem.

Com a Next, você pode contar com suporte constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer lugar do mundo, em caso de emergências médicas, perda de documentos ou outras situações imprevistas.

Sem contar as opções de planos feitos para atender às suas necessidades específicas, seja para viagens nacionais ou internacionais, de curta ou longa duração, permitindo que você escolha o plano que melhor se adapte à sua viagem.

A empresa ainda se destaca pelo atendimento personalizado, ajudando você a entender os detalhes do seu seguro e esclarecendo dúvidas, para que você viaje com tranquilidade.

E caso precise pagar despesas médicas ou de viagem antecipadamente, a Next Seguro Viagem oferece um processo rápido de reembolso, facilitando a sua vida durante a viagem.

E se você ainda precisa de mais razões para escolher a Next, saiba que com ela você pode personalizar seu seguro com extensões de cobertura para esportes, atividades de aventura, gestantes e muito mais. Fale com nossos atendentes e conheça as melhores ofertas feitas exatamente para sua viagem com o melhor custo/benefício do mercado de seguros.

Loading