Loading Now
×

Vale a Pena Fazer Intercâmbios de Curta Duração?

www.nextseguroviagem.com.br

Vale a Pena Fazer Intercâmbios de Curta Duração?

Quando pensamos em realizar um intercâmbio, equivocadamente imaginamos que para adquiri uma boa experiência ou forte aproveitamento é obrigatório permanecer um longo período no exterior.

Faz bastante sentido isso, principalmente quando você dispõe de tempo.

No entanto, há quem não disponha deste tempo e mesmo assim sabe que estudar ainda que por um mês em outro país, contribuirá com o aprendizado do idioma ou atribuição profissional.

A oportunidade de se fazer um intercâmbio não deve ser desprezada ou dispensada em função do pouco tempo disponível. Não se prenda a duração do programa, foque no conteúdo, programação, capacitações e possíveis experiências.

Seguem 6 motivos para que você se motive a fazer um intercâmbio internacional de curta duração:

Todo conhecimento é agregador

Lembre-se de que todo tipo de conhecimento agrega em sua formação e capacitação. O período de intercambio não é fator preponderante para absorver conteúdo e qualificação. Obviamente seu nível de conhecimento no idioma melhorará, principalmente se você já tem alguma base na língua desejada.

Existem cursos em que você opta por uma determinada carga horária por dia. Você decide o quanto quer se dedicar aos estudos diariamente e quanto tempo quer reservar para interagir com pessoas, conhecer o país e a cultura local. O mais importante é o empenho e não a duração ou extensão do programa.

Custos baixos

Dinheiro para muitos é um grande empecilho para se fazer um intercâmbio. Nem sempre os destinos e programas completos são baratos ou acessíveis. Por isso, um curso de curta duração é uma opção vantajosa, de baixo custo e agregadora.

Caso queira gastar ainda menos, escolha países que falem o idioma desejado e onde o custo de vida seja baixo. Faça tudo isso bem planejado e com muita antecipação, pois, assim, será possível fazer reservas financeiras.

Trabalho e Estudos

Caso você trabalhe ou estude, você não precisará abandoná-los para estudar no exterior. Ao realizar um intercâmbio de curta duração este tema não será um problema. Bastará aguardar um período de férias e assim ingressar num programa de intercâmbio.

A maioria das boas escolas e empresas especialistas em intercâmbio no mundo, possuem turmas começando todas as semanas ou a cada 15 dias.

Vivenciando

Todas as pessoas que tiveram a oportunidade de ingressar num programa de intercâmbio, declaram que muito além de estudar, uma experiência valiosa é explorar o destino e fazer amigos.

Este tipo de vivência não tem preço. Tenha ciência de que você não tem muito tempo, por isso, aproveite as horas vagas para conhecer a cultura local, gastronomia, faça amigos e seja curioso.

Recomendamos também um roteiro prévio dos locais de interesse e destaque.

Saudades de Casa?

A ausência da família ou dos habituais amigos pode fazer falta para alguns intercambistas durante a viagem.

No entanto, lembre-se que são poucos dias! Num curso de curta duração, a saudade será um problema menor se você colocar na cabeça que o tempo está passando e em poucos dias o programa chegará ao fim. Você precisa aproveitá-lo ao máximo.

Vínculos que duram além do intercâmbio

A possibilidade de fazer um intercâmbio e conhecer novas pessoas fará toda a diferença na sua vida. Esforce-se para não se agrupar com pessoas de sua mesma nacionalidade, pois assim você não desenvolverá a língua, nem criará amizade com os locais. Não importa muito se você passará apenas um mês ou um ano, neste período você pode conhecer gente interessante e especial e manter contato com eles por toda a vida.

Aproveite, realmente, para fazer amizades, aprofundar-se na cultura e tradições do país. É provável que você passe a ter um amigo no estrangeiro para sempre.

Loading

Post Comment