Melhores destinos para fazer intercâmbio

Melhores destinos para fazer intercâmbio

4 Fevereiro, 2020 0 Por Next Seguro Viagem
Spread the love

Por onde começar?

Seja para estudar, fazer trabalho voluntário ou conciliar trabalho e estudos, o intercâmbio é um investimento que muitos jovens estão colocando como objetivos em suas vidas. Antes de começar a planejar essa viagem, é necessário entender que essa experiência não se limita mais a pessoas com rendas mais altas. Com um bom planejamento, é possível que qualquer pessoa realize esse sonho.

Primeiramente, o estudante precisa descobrir quais programas e destinos que irão atender suas expectativas e objetivos. Existem inúmeros programas de intercâmbio disponíveis, que atendem desde o nível básico até o avançado. Os mais recorrentes são intercâmbios de idiomas, geralmente com duração de três a seis meses. (QUER FAZER UM INTERCÂMBIO MAIS CURTO? TEMOS UM TEXTO ESPECIAL PARA VOCÊ!)

Esse investimento oferece muitas experiências e aprendizado ao jovem, além de melhorar seu idioma, ele ainda conhece novas culturas e pessoas, conquista mais autonomia, melhora seu currículo e aprende a viver fora de sua “zona de conforto”. O desenvolvimento pessoal é um dos maiores benefícios de fazer um intercâmbio.

Fizemos uma lista com os principais destinos para se aventurar no exterior.

Estado Unidos

Como destino mais procurado, os Estados Unidos possuem muitos destinos, entre as principais cidades estão Nova York, Miami, Boston, Los Angeles e São Francisco. O país oferece variados tipos de intercâmbio, tanto de idiomas como de extensão, graduação, MBA e muito mais.

Nos EUA não é permitido que o intercambista trabalhe e estude, portanto o intercâmbio mais longo pode ser um pouco mais caro, pois não é possível arrecadar aquela grana extra.

Vale lembrar que é necessário tirar um visto americano especifico para estudantes. O visto J-1 é obrigatório para pessoas que participam de programas de intercâmbio ou treinamento. Os portadores do J-1 nos EUA podem participar em vários tipos de programas, incluindo governamentais, acadêmicos ou programas do setor privado. A aprovação desse documento leva em média 6 semanas e tem uma taxa de US$100.

Canadá

Com preços e burocracias menores que nos EUA, o Canadá é uma alternativa mais viável para os estudantes que desejam fazer um intercâmbio mais barato. Lá é possível aprender dois idiomas, o francês e o inglês.  Uma outra diferença dos Estados Unidos é que, no Canadá, é muito grande a chance do estudante conseguir um emprego. Cidades canadenses procuram estrangeiros para preencherem suas vagas de trabalho.  

Toronto, Vancouver e Montreal são os principais destinos que os intercambistas escolhem para aproveitar a qualidade de vida desse país.

Antes do embarque, é necessário também providenciar o visto. Se o curso durar menos que 6 meses, não é preciso o visto de estudante – pode tirar apenas o de turista.  Porém, o de estudante possibilita o trabalho durante o período de estudos.

Austrália

A Austrália é um dos melhores países para se realizar intercâmbio, além de ter um clima muito parecido com o Brasil, ainda oferece a oportunidade do viajante trabalhar enquanto estuda. Isso possibilita que o estudante aumente seus vínculos de relacionamento e desenvolva seu lado pessoal e profissional, e ainda ganhe um dinheiro extra para o custo de vida.

As cidades mais procuradas para fazer Intercâmbio na Austrália são: Sydney que é a maior cidade do país, onde tudo acontece e as oportunidades surgem; Melboune, sete vezes considerada a melhor cidade para se viver no mundo; Goldcoast: turística, praiana e mais tranquila; Perth: um dos polos econômicos da Austrália. Também é a cidade mais isolada do mundo e com atrações turísticas e culturais para todos os gostos.

África do Sul

Poucos viajantes consideram, o continente africano como destino de suas viagens turística e de intercâmbio, o que é um grande erro. A África do Sul se tornou um ótimo destino para intercambistas. Começando pelo preço, que é muito inferior aos outros destinos.  A Cidade do Cabo e Joanesburgo oferecem instituições de ensino com preços mais em conta.

Cada um destes destino possui suas particularidades. Estando na África, além do intercâmbio de trabalho e aprendizado, também é possível investir em programas de voluntariado que podem se tornar experiências únicas na vida da pessoa. O viajante tem a oportunidade de conhecer de perto uma realidade bem diferente e de participar de ações humanitárias que possam dar um significado ainda maior à viagem.

Reino Unido

Com algumas das melhores universidades do mundo, o Reino Unido recebe estudantes de todo o mundo todos os anos. Londres é um dos destinos mais desejados, mas também um dos mais caros para quem procura fazer intercâmbio. A capital inglesa, oferece instituições de ensino de muita tradição, como Oxford e Cambridge.

Além de ser um destino incrível para estudar, ainda oferece qualidade de vida, segurança, museus, casas de shows e a facilidade única de viajar pela Europa investindo muito pouco.

Brasileiros não precisam de visto prévio para estudar na Inglaterra por até 6 meses, se o curso for maior do que 6 meses ou for um curso superior em uma universidade britânica, será necessário emitir o visto de estudante antes da viagem. Por não fazer parte do Tratado de Schengen, não é obrigatório a contratação de um seguro viagem, porém, se por ventura, o viajante visitar um outro país europeu que esteja no tratado, o seguro é obrigatório. 

De qualquer forma, recomendamos que o viajante sempre contrate o seguro. Imprevistos podem acontecer e acabar com sua tão sonhada viagem. A Next oferece seguros que cobrem todas as obrigações do Tratado de Schengen e países de fora.