Next Seguros
nossas matérias

Quase todos têm algum medo de avião

Cante a música do Belchior quem não fica excitado e nervoso ao viajar de avião. Geralmente, o motivo da ansiedade é o que nos espera no final do trajeto. Pode ser a realização de um sonho, o fechamento de um contrato ou aquele encontro tão aguardado. Transformar a mescla de sentimentos envolvidos em medo de avião é compreensível e mais comum do que se imagina. O problema é quando o irracional domina e a viagem se transforma em um sofrimento incontrolável.

Quando o medo atrapalha, a ponto de impedir a realização de determinadas atividades, isso vira fobia. E neste caso tem nome: aerofobia, que significa medo de viajar em aeronaves. É importante distinguir a ansiedade normal da fobia e buscar ajuda profissional, principalmente se a origem for outros receios, como medo de altura ou claustrofobia.

Mesmo o viajante frequente pode desenvolver o medo de avião com o passar do tempo ou por determinada situação traumática. E nem precisa ter acontecido durante o trajeto. Ser obrigado a pegar um voo para encarar uma perda em outro destino pode desencadear a aerofobia, por exemplo. Mas antes de se preocupar com a possibilidade de vir a ter medo de voar, apaixonados por viagens devem saber que o temor é um traço comportamental e tem tratamento.

O maior receio das pessoas é a queda do avião. Para quem acha que o medo de cair não pode ser maior que a paixão de voar, a seguir algumas dicas para ajudar a enfrentar os inconvenientes da ansiedade. E se não for o seu caso, certamente deve conhecer quem tenha medo de avião, afinal, 42% dos brasileiros confirmam o receio, segundo a última pesquisa sobre o tema realizada pelo IBOPE.

Informe-se

Procure se informar como um avião funciona e você entenderá que é um transporte seguro. Aprenda mais sobre as rotinas de um voo e como os profissionais responsáveis estão preparados para manter a segurança dos passageiros. Isto vai deixá-lo mais confortável. Apenas não leia sobre acidentes aéreos dias antes da viagem e durante o percurso!

Prepare-se

Na hora da compra, escolha um assento ao lado do corredor para se sentir mais livre e não acompanhar a altitude pela janela. Se a turbulência assustar, a parte mais estável é perto das asas. Prefira um voo direto, sem escalas ou conexões, para chegar mais rápido.

Na véspera, durma bem e alimente-se de forma leve até chegar a hora. Há quem recomende ficar cansado para poder dormir o voo todo, mas a falta de um boa noite de sono ocasiona distúrbios que levam à ansiedade, assim como se atrasar e fazer tudo correndo. Chegue cedo para evitar contratempos!

Entretenha-se

Desvie a atenção durante o voo. Procure nas opções de lazer da tela de TV. Leve consigo coisas que possam distraí-lo. Mas nada que seja tenso ou preocupante demais. Prefira leituras e programações leves para não acelerar demais o cérebro. Respire fundo, relaxe os músculos e imagine cenas boas de tudo que o espera na chegada.

Evite bebidas alcoólicas. A pressão do ar dentro do avião acelera os efeitos do álcool e deixa a pessoa bêbada mais rápido. Isto pode aumentar o medo de voar.

Respeite as regras

Fique atento aos sinais e mantenha o cinto afivelado sempre que estiver sentado. Turbulências são normais e a aeronave está preparada para aguentar. Elas não derrubam avião, mas podem causar acidentes internos se o passageiro estiver sem o cinto de segurança.

Não tenha vergonha de pedir ajuda, comissários são treinados para estas situações.

Deu certo?

Quando conseguir desenvolver uma estratégia para vencer seus medos, passe a voar com mais frequência. O hábito vira rotina e vai deixando a situação mais confortável. Lembre-se, estatisticamente, o perigo real está em viajar de carro, de ônibus, de trem ou de barco. Acidentes aéreos acontecem, mas a proporção é mínima, comparada aos outros meios de transporte.

Se as dicas não resolverem, procure ajuda profissional. Existem clínicas especializadas no assunto; cursos presenciais, online e por telefone; e até aplicativos para ajudar a perder o medo de voar.

Autor: Ro Martins

Outras matérias

Veja todas as matérias