Seguro viagem vantagens: Por que é importante estar protegido nas suas viagens

Planejar uma viagem é sempre muito empolgante! Poder conhecer novos lugares, experimentar novas culturas e criar memórias incríveis não tem preço. Porém, imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparado. Ter um seguro viagem contratado é essencial para garantir tranquilidade e proteção durante o seu passeio.

Neste artigo, vamos explorar em profundidade as principais vantagens de contar com um seguro viagem, os riscos de viajar desprotegido, o que esse tipo de apólice cobre, dicas para escolher a melhor opção e muito mais!

Se você está planejando suas próximas férias ou uma viagem de negócios, não deixe de ler este conteúdo até o final. Ele vai te ajudar a entender porque é tão importante estar protegido durante seus deslocamentos dentro e fora do país.

Vamos lá? 😎

Por que contratar um seguro viagem?

Antes de falarmos sobre os benefícios específicos, é importante entender o que é e para que serve um seguro viagem vantagens.

Ele é um tipo de apólice temporária que oferece cobertura médica e odontológica emergencial, além de outras assistências, caso você passe por algum problema de saúde inesperado durante o período da sua viagem.

Diferente do plano de saúde convencional, o seguro viagem não exige carências nem um uso constante. Ele é válido somente para o período em que você estiver fora da sua cidade ou do país.

Algumas das situações imprevisíveis que podem acontecer durante uma viagem são:

  • Mal súbito (apendicite, infarto, AVC, etc)
  • Acidentes e lesões
  • Complicações na gravidez
  • Problemas odontológicos graves
  • Perda de bagagem
  • Cancelamento ou atraso de vôos

E caso algo desse tipo aconteça, o custo do tratamento médico em outro estado ou país pode ser extremamente alto, podendo facilmente chegar a centenas de milhares de reais.

É aí que entra a importância do seguro viagem vantagens!

Ele vai cobrir esses gastos emergenciais para que você não tenha nenhum prejuízo financeiro. Assim, você pode curtir sua viagem com muito mais tranquilidade e segurança.

Além disso, as coberturas desse tipo de apólice não se limitam apenas ao atendimento médico. Como veremos mais a frente, existem diversos benefícios adicionais como:

  • Transporte médico
  • Envio urgente de medicamentos
  • Traslado de corpo
  • Regresso sanitário
  • Retorno antecipado
  • Cancelamento de viagem
  • Perda de conexão aérea
  • Danos a mala
  • Entre vários outros

Ou seja, o seguro viagem vantagens se torna um “anjo da guarda” em qualquer imprevisto mais sério que possa acontecer, protegendo também seu bolso.

Principais vantagens de ter um seguro viagem

Agora que você já sabe o que é e porque é importante ter essa proteção extra durante suas viagens, vamos falar mais especificamente sobre os principais benefícios de contar com um bom seguro viagem vantagens:

1. Cobertura médica e hospitalar de emergência

A cobertura médica e hospitalar é a principal vantagem de um seguro viagem. Como falamos, caso você passe mal ou se acidente durante a viagem, as despesas podem ser astronômicas em outro local.

Um simples atendimento de emergência ou mesmo consulta mais elaborada com exames pode custar de 500 dólares para cima nos Estados Unidos, por exemplo. Já uma cirurgia ou procedimento mais complexo pode ultrapassar facilmente 50 mil dólares ou mais.

E isso sem falar nas diárias hospitalares em UTIs que também têm valores abusivos no exterior.

São gastos imprevisíveis e que com certeza iriam estragar a viagem de qualquer um. Principalmente pelo impacto que trariam no orçamento e nas finanças pessoais ao voltar para casa.

O seguro viagem, no entanto, cobre integral ou parcialmente (de acordo com a apólice contratada) esses valores na rede credenciada da seguradora. Dessa forma, você não precisa se preocupar com a conta médica e pode focar somente em se recuperar.

2. Medicamentos e exames garantidos

Além das consultas e internações, o seguro viagem vantagens também cobre exames complementares e medicamentos relacionados ao atendimento de emergência.

Novamente, tudo isso pode ter um custo elevadíssimo se precisar ser pago do bolso. Por isso, é um grande benefício contar com essa assistência extra da sua apólice de viagem.

3. Remoção médica para local com infraestrutura adequada

Outra enorme vantagem do seguro viagem é a cobertura para remoção médica de emergência.

Isso garante que, caso o hospital mais próximo não tenha estrutura para o seu devido tratamento, você será transferido com segurança para uma unidade melhor equipada.

Às vezes esse tipo de remoção preciosa fazer em UTI móvel ou aeromédica dependendo da gravidade do caso. E os custos são estratosféricos, podendo passar de R$ 100 mil em alguns casos.

Por isso, é tão importante ter essa cobertura por uma apólice de seguro viagem vantagens antes de viajar para o exterior.

4. Traslado do corpo em caso de falecimento

Por mais triste que seja pensar nessa possibilidade, não dá para ignorar esse risco. Afinal, imprevistos trágicos podem acontecer nas viagens.

Caso você ou algum de seus familiares venha a falecer durante o período da viagem, o seguro viagem vantagens cobrirá todas as despesas com o traslado do corpo de volta para o Brasil.

Isso inclui documentação, transporte em esquife especial, taxas administrativas e tudo mais que for necessário.

É uma assistência fundamental para que seus entes queridos possam fazer o devido sepultamento sem passar ainda mais sufoco financeiro.

5. Regresso sanitário após alta hospitalar

Outro benefício importante do seguro viagem é garantir o seu regresso sanitário após alta hospitalar caso ainda não tenha condições de voltar para casa sozinho pelo meio de transporte inicialmente previsto.

Por exemplo: você sofre um acidente esquiando e quebra a perna. Após a cirurgia e alta do hospital ainda não pode embarcar num voo comum devido às dores e à imobilização nos membros inferiores.

Nessa situação, o seguro viagem cobriria seu traslado de volta ao Brasil em ambulância ou avião UTI adaptado. Dessa forma você viaja com mais conforto e sem agravar os ferimentos.

6. Retorno antecipado por problemas familiares

Nem tudo são problemas de saúde ou acidentes. Às vezes você pode precisar voltar urgente para casa por outro tipo de imprevisto envolvendo parentes próximos que ficaram no Brasil.

Por exemplo, se um familiar direto seu sofrer um acidente grave ou falecer enquanto você está viajando, o seguro viagem cobrirá as despesas para o seu retorno imediato.

Assim você pode partir rapidamente sem ter que se preocupar com o preço de passagens aéreas em cima da hora ou remarcação de voos.

7. Extravio de bagagem

Perder as malas é um dos maiores pesadelos de quem viaja de avião. E por mais raro que seja, essa possibilidade sempre existe.

Caso a companhia aérea extravie ou danifique suas bagagens, o seguro viagem vantagens cobre os gastos com roupas e itens básicos de primeira necessidade enquanto suas malas não são localizadas.

Dessa forma você não fica totalmente desprovido de pertences logo na chegada do seu destino.

8. Cancelamento ou atraso de vôos

Imprevistos com voos atrasados ou cancelados também podem acontecer. E nessas horas o seguro viagem cobre os gastos com alimentação, transporte e se necessário também acomodação enquanto você não consegue embarcar para o seu destino.

Em alguns casos, quando a espera é muito longa, algumas apólices chegam a cobrir até o reembolso do trecho cancelado para que o passageiro possa remarcar a viagem posteriormente.

9. Roubo ou furto de itens pessoais

Infelizmente também não dá para descartar por completo a possibilidade de furtos, arrombamentos ou roubo de pertences pessoais durante a viagem. Seja no hotel, na rua, na praia ou em qualquer outro local.

Embora nem todo tipo de seguro viagem ofereça esse benefício, algumas apólices mais completas cobrem o reembolso de itens de valor como câmeras, laptops, celulares, relógios, etc. Caso você sofra esse tipo de infortúnio e tenha como comprovar o ocorrido.

10. Translado de executivos

Essa é uma cobertura mais específica pensada para seguros viagem corporativos.

Em resumo, se por algum motivo seu funcionário ficar impossibilitado de comparecer a uma importante reunião de negócios durante uma viagem internacional, essa assistência enviará rapidamente outro executivo para substituí-lo.

Dessa forma seu evento ou compromisso comercial não será prejudicado.

11. Motorista substituto

Similar ao caso anterior, essa é mais uma assistência especialmente útil para seguros de viagem de executivos ou empresas.

Caso aconteça algum imprevisto com o motorista da locadora durante a viagem corporativa, o seguro garante um profissional substituto para que o deslocamento dos gestores não seja afetado.

12. Transferência de executivo para compromissos urgentes

Essa também se aplica mais a apólices empresariais, permitindo o rápido deslocamento de um executivo para outra localidade visando cumprir obrigações profissionais inadiáveis que surgiram repentinamente.

Mais uma solução para manter a operação em dia mesmo com imprevistos durante viagens de trabalho.

13. Hospedagem após alta hospitalar

E para finalizar as principais vantagens do seguro viagem vantagens, algumas apólices mais completas cobrem também alguns dias de hospedagem após a alta hospitalar.

Isso permite uma melhor recuperação antes da viagem de volta para casa, garantindo mais conforto e comodidade ao segurado.

Quais riscos você corre ao viajar sem seguro?

Agora que falamos sobre os benefícios, é importante destacar também os riscos que você corre ao viajar sem um seguro viagem. Eles são:

Pagar todas as despesas médicas do próprio bolso

Esse com certeza é o principal risco. Como mostramos anteriormente, qualquer atendimento médico nos EUA ou Europa, por exemplo, tem custos altíssimos para padrões brasileiros.

Uma simples consulta com um clínico geral, sala de emergência ou mesmo exames de imagem como ressonância já podem passar de R$ 2.500. Já cirurgias e procedimentos mais complexos passam facilmente de R$ 50.000 ou R$ 100.000.

E caso a internação requeira UTI? Os valores sobem vertiginosamente podendo superar meio milhão de reais.

Tudo isso teria que ser pago pelo viajante com seu próprio dinheiro. O que com certeza iria comprometer seriamente suas finanças ao retornar para o Brasil.

Pagar pelos traslados de emergência

Outro risco enorme é o custo de remoções médicas de emergência caso precise ser transferido às pressas para um hospital melhor equipado durante a viagem.

Por se tratar de um transporte medicalizado em ambulância ou aeronave UTI, os valores são estratosféricos. Não são raros casos que passam de R$ 100.000 reais.

Tudo isso teria que ser bancado do seu próprio bolso sem um seguro viagem.

Arcar com os custos de repatriação em caso de óbito

Além das contas hospitalares, você também teria que pagar integralmente pelo traslado do corpo de volta ao Brasil no triste caso de falecimento durante a viagem.

Novamente valores muito altos que teriam que sair direto da sua conta bancária ou da família.

Perder dinheiro com multas por cancelamento

Se por acaso você precisar cancelar ou remarcar voos e hospedagens por motivos de saúde, também arcaria com todas as taxas e multas. O mesmo vale para tours e passeios pré-agendados onde não conseguiria reaver os valores já pagos.

Tudo isso poderia representar milhares de reais jogados fora por um imprevisto de última hora.

Ou seja, viajar sem seguro viagem significa correr o risco de ter prejuízos financeiros gravíssimos entre despesas médicas, traslados de emergência, repatriação e cancelamento de serviços.

Você ficaria totalmente desamparado numa situação dessas.

O que um seguro viagem NÃO cobre?

Antes de seguir em frente, é importante deixar claro também o que o seguro viagem vantagens normalmente NÃO cobre. São elas:

  • Doenças ou lesões pré-existentes
  • Complicações da gravidez após a 24a semana de gestação
  • Tratamentos homeopáticos e alternativos
  • Despesas com medicamentos de uso contínuo e crônico
  • Internações para check-up ou exames de rotina
  • Despesas com próteses ou órteses
  • Odontologia estética ou melhorias no visual do sorriso
  • Cirurgias plásticas e procedimentos estéticos
  • Tratamento para infertilidade ou reprodução assistida

De forma geral, os seguros viagem cobrem apenas emergências médicas agudas e imprevisíveis que acontecem durante o período da viagem.

Portanto, despesas com problemas de saúde já existentes ou crônicos, melhorias estéticas e alguns cuidados preventivos não entram na apólice.

De qualquer forma, cada empresa possui suas próprias regras. Por isso, ao escolher seu seguro viagem, analise atentamente quais casos estão incluídos e excluídos na cobertura.

Quanto custa um seguro viagem?

Agora que você já sabe todas as vantagens de ter um seguro viagem vantagens e os altos riscos de viajar desprotegido, uma pergunta importante é:

Quanto custa contratar um seguro viagem?

Bem, o preço desse tipo de apólice pode variar bastante de acordo com diferentes fatores, mas vamos considerar algumas médias de preços por pessoa:

  • Viagens dentro do Brasil: de R$ 1,00 a R$ 10,00 por dia
  • Viagens para América do Sul: de R$ 4,00 a R$ 30,00 por dia
  • Viagens para América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: de R$ 8,00 a R$ 70,00 por dia
  • Rotas mais longas com múltiplos destinos: de R$ 15,00 a R$ 100,00 por dia

Alguns aspectos que influenciam no valor total do prêmio são:

  • Tempo total da viagem
  • Quantidade de passageiros na apólice
  • Destino da viagem
  • Atividades praticadas (esportes radicais aumentam o risco)
  • Coberturas contratadas
  • Franquia escolhida
  • Limites de capital segurado
  • Idade do(s) passageiro(s)

De forma geral o seguro viagem sai bastante em conta frente a tranquilidade e proteção total que ele proporciona.

Principalmente quando comparamos ao risco financeiro gigantesco que é viajar desprotegido e ter que bancar tudo do próprio bolso caso aconteça uma emergência médica séria.

Além disso, muitos cartões de crédito e pacotes de viagem já oferecem de brinde alguma apólice básica. Então vale a pena verificar essas opções antes de contratar um seguro extra.

De toda forma, não deixe de analisar bem as coberturas e limites inclusos para ter certeza que estão adequados ao destino e perfil da sua viagem.

Quais tipos de seguro viagem existem?

Existem diversas modalidades, cada uma com suas particularidades. Conhecer os diferentes tipos de apólices disponíveis ajuda a escolher a que melhor atende a sua necessidade específica.

Confira uma breve descrição dos principais modelos:

Seguro viagem individual

O mais comum. Cobertura somente para uma pessoa, podendo customizar todas as assistências de acordo com o seu perfil e roteiro de viagem.

Seguro viagem família

Apólice coletiva para casais com filhos menores de 21 anos e que vão viajar juntos. Cobre todos no mesmo contrato com descontos interessantes.

Seguro viagem grupo

Para viagens com grupos maiores como excursões, intercâmbio de estudantes, crianças em campamentos de férias, etc. Todos devem seguir o mesmo roteiro.

Seguro viagem nacional

Cobertura focada em viagens dentro do território brasileiro. Costuma ser mais em conta com assistências adaptadas ao contexto do país.

Seguro viagem corporativo

Voltados para executivos e equipes a trabalho com cláusulas específicas como translado de funcionários, eventos de negócios garantidos, entre outros benefícios.

Seguro viagem aventureiro

Com proteção reforçada para a prática de esportes radicais e atividades de alto risco como mergulho, montanhismo, asa delta, etc.

Seguro Cruzeiro

Uma modalidade exclusiva para cruzeiros marítimos com coberturas incluindo cancelamento da viagem, interrupção, mudanças de rota, repatriação médica naval e mais.

Escolha com cuidado e atenção o modelo mais adequado ao seu contexto. Cada situação requer uma apólice específica.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de apólices, confira a nossa indicação de seguradora especializada:

Next Seguro Viagem

A Next Seguro Viagem é referência nacional em seguro viagem, com destaque para as coberturas completas e assistência especializada para o exterior.

Oferece apólices personalizadas por destino, para viagens individuais ou em grupo. Disponibiliza guia médico qualificado 24h e suporte em caso de imprevistos.

É uma seguradora flexível, que permite a contratação por poucos dias como até 02 anos, com preços acessíveis.

Garante proteção completa durante sua viagem e tranquilidade para curtir o destino!

Na Next Seguro Viagem você encontra:

✔️ Coberturas completas para despesas médicas e hospitalares;

✔️ Assistência 24 horas em português;

✔️ Planos por país e duração, a partir de 5 dias;

✔️ Repatriação médica e funeral;

✔️ Rápida assistência com rede credenciada no exterior;

✔️ Preços imbatíveis com desconto especial para grupos;

E muito mais!

Não perca tempo e garanta já o seu seguro viagem internacional conosco. É rápido, fácil e você pode parcelar em até 10x sem juros no cartão de crédito.

Clicando no telefone abaixo, você poderá solicitar uma cotação personalizada com nossos especialistas:

🌐 Sitenextseguroviagem.com.br

📞 Telefone:  (11)9 5964-9041 ; (11)9 7724-0978

📬 E-mail: contato@nextseguroviagem.com.br

7 dicas de ouro na hora de contratar um seguro viagem

Agora que você já conhece bem os principais benefícios, riscos, preços e seguradoras, confira essas dicas valiosas para escolher e contratar o melhor seguro viagem vantagens:

1. Analise bem todas as coberturas e assistências

Não basta olhar apenas o valor do prêmio. Dedique boa parte do tempo para estudar detalhadamente o que cada apólice inclui ou não na proteção. Compare uma a uma com cuidado pois há diferenças importantes entre elas.

2. Observe os limites de capital segurado

Também confira os valores máximos de cobertura previstos nos contratos. Custos médicos no exterior podem ficar muito caros, então opte por apólices entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões para garantir uma cobertura mais folgada.

3. Cheque a rede de atendimento no destino

Em viagens internacionais, quanto maior a rede credenciada da seguradora no país de destino, melhor. Isso porque você terá mais hospitais, clínicas e laboratórios disponíveis para utilizar o seguro em caso de necessidade

4. Acrescente seguro bagagem se necessário

A maioria dos seguros viagem não cobrem extravio ou danos à bagagem. Portanto, se você estiver carregando malas com itens de alto valor, vale investir em uma cobertura extra focada em bagagens.

5. Escolha a franquia adequada ao seu perfil

Franquia é aquela “parte da conta” que fica sob sua responsabilidade em caso de sinistro. Analise seu orçamento e escolha um valor de franquia que caiba no seu bolso. Geralmente, quanto maior a franquia menor será o prêmio.

6. Jamais oculte informações sobre saúde prévia

Se você omitir doenças e lesões pré-existentes, a seguradora pode negar o pagamento de qualquer eventual despesa relacionada. Então seja 100% transparente nas declarações de saúde que você assinar.

7. Imprima e leve cópia do contrato

Tenha sempre com você uma cópia física ou digital do contrato do seguro durante toda a viagem. Dessa forma pode consultar ou apresentar rapidamente em hospitais e clínicas para utilizar os serviços cobertos.

Seguindo essas orientações, fica muito mais fácil escolher e contratar o seguro viagem vantagens perfeito para o seu contexto, garantindo tranquilidade total nas suas férias e viagens de negócios.

Loading

Scroll to Top