Loading Now
×

Seguro de Saúde de Viagem Internacional – Tudo o que você precisa saber

seguro-de-saúde-de-viagem-internacional

Seguro de Saúde de Viagem Internacional – Tudo o que você precisa saber

Você está planejando uma viagem internacional em breve e quer garantir que estará coberto caso aconteça algum imprevisto de saúde durante a sua estadia no exterior? Então contratar um bom seguro de saúde de viagem internacional ✈️ é fundamental.

Ter um seguro viagem adequado para o local que você vai visitar pode fazer toda a diferença na sua tranquilidade e segurança. Além de cobrir despesas médicas e hospitalares, muitas apólices também incluem outros benefícios, como repatriação médica, assistência em caso de perda de bagagem e muito mais.

Neste artigo completo, vou explicar tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem internacional: como funciona, quais os tipos de coberturas, empresas especializadas, dicas para contratar o seu e muito mais.

Ao final, você terá todas as informações necessárias para escolher o melhor seguro de saúde para viagem internacional para a sua situação.

Vamos lá? 🚀

seguro-de-saúde-de-viagem-internacional

O que é um seguro viagem e como ele funciona?

Um seguro viagem é um tipo de seguro que provê cobertura médica e assistência em viagens ao exterior. Ele é quite diferente dos planos de saúde convencionais.

Enquanto os planos de saúde cobrem despesas rotineiras e preventivas, o seguro viagem cobre emergências médicas inesperadas que podem acontecer durante a sua estadia fora do seu país de origem.

Ou seja, esse tipo de apólice não vai cobrir consultas de rotina, exames preventivos ou tratamentos eletivos.

O foco é proteger o viajante em caso de acidentes, doenças súbitas ou agravamento de condições pré-existentes. Tudo para que o turista não precise se preocupar com valores astronômicos de atendimentos de urgência/emergência no exterior.

Cada empresa de seguro viagem possui suas próprias regras, mas a lógica de funcionamento é parecida:

  • Você escolhe um plano e paga um prêmio pelo período da sua viagem
  • Caso precise de atendimento médico de emergência, entra em contato com a assistência
  • A seguradora aprova e paga diretamente a instituição médica (dentro dos limites da apólice)
  • Retornando ao seu país, basta apresentar os comprovantes e ser reembolsado pelas despesas autorizadas

É uma forma bastante prática e tranquila de estar protegido durante suas aventuras mundo afora. 🗺️

Mas como você vai ver mais à frente, nem todo seguro viagem é igual. Existem diferenças significativas entre cada empresa e seus planos disponíveis.

Por isso é muito importante comparar com cuidado antes de fazer a sua escolha.

Leia também: Seguro Viagem Estados Unidos – Tudo o que você precisa saber em 2023

Quais despesas o seguro de saúde de viagem internacional cobre?

As coberturas exatas do seguro de saúde de viagem internacional dependem muito da apólice escolhida, mas de modo geral os seguros viagem internacionais cobrem:

🚑 Despesas médicas, hospitalares e odontológicas de emergência

Essa é a cobertura básica e mais importante de qualquer apólice. O seguro vai cobrir consultas, exames, cirurgias, internações, medicações e todo tipo de atendimento de emergência que você precisar durante a viagem.

Importante: há sempre um teto de cobertura, que varia conforme o plano. Verifique esse ponto com cuidado ao escolher a sua apólice.

Algumas empresas também estipulam franquias (participação obrigatória do segurado) ou limitam o valor máximo por procedimento. Novamente, confira as regras para não ter surpresas.

🚑 Despesas odontológicas de emergência

Problemas dentários podem acontecer em qualquer lugar ou hora. Por isso, a grande maioria dos seguros viagem inclui cobertura odontológica de emergência.

Geralmente há um sublimite para esse benefício (por exemplo, R$ 2 mil).

🚑 Despesas farmacêuticas

Remédios e medicamentos prescritos por um médico durante a vigência da viagem também costumam estar cobertos, respeitando o teto geral da apólice.

🚑 Fisioterapia pós-cirúrgica

Se você passar por uma cirurgia coberta pelo seguro viagem, as sessões de fisioterapia pós-operatória também costumam ser incluídas, por um período limitado.

🚑 Despesas com criança recém-nascida

Caso uma gravidez evolua inesperadamente durante a viagem e o parto ocorra fora do país, o bebê recém-nascido também será coberto pelo seguro dos pais por um determinado período (geralmente até 30 dias após o nascimento).

🚑 Traslados de emergência

O seguro também cobre o transporte emergencial nos casos em que você estiver em um local sem infraestrutura médica adequada.

🚑 Repatriação médica

É o transporte de retorno para o país de origem quando o quadro de saúde do segurado impede a continuidade da viagem ou tratamento local.

Tudo é 100% coordenado pela assistência médica da seguradora, incluindo ambulância aérea UTI se necessário.

🚑 Repatriação funerária

Embora ninguém goste de pensar nessa possibilidade, ela existe. Caso o segurado venha a falecer durante a viagem, o seguro cobrirá todos os custos para repatriar o corpo.

🧳 Regresso sanitário

Caso o segurado não esteja em condições de retornar ao seu país pelo meio de transporte inicialmente previsto, o seguro cobre os custos de remarcação da passagem para um meio compatível com o seu estado de saúde.

🧳 Traslado de um familiar

Se o segurado viajar sozinho e ficar hospitalizado por mais de 10 dias (esse prazo varia conforme a empresa), o seguro cobrirá o traslado de um familiar para acompanhá-lo.

Inclui custos com transporte, hospedagem e alimentação.

🧳 Hospedagem após alta hospitalar

Caso o quadro clínico do beneficiário não permita que ele siga viagem após receber alta hospitalar, o seguro cobre os custos de prolongamento da estadia.

Geralmente há um limite de diárias bastante reduzido para esse benefício.

🧳 Acompanhamento de menores

Se uma criança segurada ficar desacompanhada devido a hospitalização dos pais ou responsáveis, o seguro viagem cobrirá o traslado de um familiar para assisti-la.

🧳 Retorno antecipado ao país de origem

O seguro custeia uma passagem de volta para o segurado caso ele precise retornar abruptamente ao seu país de residência devido a uma emergência familiar como morte de um parente próximo.

🧳 Extravio de bagagem

Além da cobertura médica, muitos seguros viagem também oferecem proteção em caso de extravio de bagagem pelo transportador (aéreo, terrestre ou marítimo).

O beneficiário recebe uma indenização conforme o número de horas/dias sem localizar as malas.

🧳 Funeral e sepultamento no exterior

Caso o segurado falecido não possa ser repatriado por algum motivo, o seguro cobre os custos de funeral e sepultamento local, conforme os limites da apólice contratada.

🧳 Regresso antecipado por sinistro residencial

Se ocorreu algum problema grave na residência do segurado durante a viagem, como um incêndio por exemplo, algumas apólices cobrem os custos para ele retornar antes ao seu país.

🧳 Transporte e envio de familiar em caso de hospitalização prolongada

Conforme mencionado, se a internação do segurado ultrapassar um determinado período, o seguro cobrirá o traslado de um familiar para acompanhá-lo.

🧳 Motorista substituto

Caso o segurado fique impossibilitado de dirigir devido a uma emergência médica, algumas empresas enviam um motorista para trazer o veículo e os demais acompanhantes de volta ao país de origem.

🧳 Transmissão de mensagens urgentes

A central de atendimento da seguradora também pode se encarregar de transmitir mensagens urgentes de cunho médico aos familiares do segurado.

🧳 Orientação em caso de perda de documentos

Se o viajante perder ou tiver roubados seus documentos pessoais, poderá contar com a orientação da seguradora para obter segunda via de passaportes, vistos de entrada etc.

Essas são as principais coberturas sendo as mais comuns nos seguros viagem internacionais. Mas lembre-se: dependendo da empresa e apólice, algumas podem não estar incluídas ou apresentar limitações.

Portanto, analise o quadro completo de coberturas e serviços antes de fechar o seu seguro saúde viagem.

Principais diferenças entre seguro viagem e plano de saúde convencional

Para entender melhor as particularidades e vantagens de um seguro de saúde de viagem, vale compará-lo com os planos de saúde “tradicionais”:

Seguro ViagemPlano de Saúde
ValidadeSomente durante a viagemAnual ou vitalício
Tipo de coberturaEmergências médicas
Acidentes
Enfermidades súbitas
Rotinas
Preventivo
Eletivo
ValoresMais baratoMais caro
ContrataçãoRápida e práticaExige análise e carência
AbrangênciaMundialLimitada à rede credenciada

Ou seja, os planos de saúde são ideais para quem busca assistência médica rotineira e continuada, com acesso a consultórios, clínicas, exames e hospitais da rede dentro do país onde reside.

Já o seguro viagem serve precisamente para o viajante que quer garantir atendimento de emergência e urgência em seu tempo de permanência no exterior, sem se preocupar com valores abusivos cobrados em outros países.

Por essas características distintas, uma opção não substitui a outra. O ideal é que residentes em território nacional mantenham seus planos de saúde brasileiros em dia e contratem seguros viagem separadamente para cada viagem internacional.

Dessa forma, estarão protegidos tanto em casa quanto durante suas aventuras mundo afora! 🗺️✈️

Tipos de seguro viagem: Quais as diferenças?

Existem algumas categorias dentro da família de seguros viagem, cada qual com suas particularidades. As principais são:

👥 Seguro viagem individual

É a opção mais comum, feita sob medida para um único beneficiário. O viajante preenche um questionário com seus dados pessoais e da viagem desejada para obter uma cotação.

Possui a vantagem de poder personalizar diversos aspectos como destinos, valores de cobertura, vigência do seguro etc.

Porém, neste modelo o prêmio é calculado por pessoa. Por isso, pode sair mais caro para famílias numerosas.

👪 Seguro viagem familiar

Nesta modalidade, uma única apólice protege todos os integrantes da família sob o mesmo contrato.

Geralmente admite pais e filhos até determinada idade (varia conforme a seguradora, mas costuma ser entre 17 e 24 anos). Também é possível incluir outros parentes próximos.

Saiba Mais

💼 Seguro viagem corporativo

É voltado a empresas que possuem funcionários realizando viagens internacionais rotineiramente.

Nesse caso, a companhia pode fechar uma apólice coletiva de seguro viagem para utilização dos colaboradores. Facilita bastante a gestão.

🎒 Seguro viagem com plano anual

Algumas empresas também trabalham com seguro anual para viajantes frequentes, evitando a necessidade de emitir uma nova apólice a cada viagem.

Nesta modalidade, o contratante paga uma anuidade para manter a cobertura sempre vigente, dentro dos limites contratuais.

🌎 Seguro viagem com múltiplos destinos

Outra alternativa para quem viaja com muita frequência é o seguro viagem multidestino. A apólice cobre o segurado para ir a qualquer lugar do mundo dentro do período de vigência, sem ser preciso especificar para onde e quando vai viajar.

Muito mais flexível e prático.

Então não deixe de analisar essas opções para ver qual melhor atende ao seu perfil de viajante e necessidades de cobertura. 🛂

Quanto custa um seguro viagem?

O custo de seguros viagem pode variar muito, pois depende de uma série de fatores, entre eles:

🗺️ País de destino – Coberturas para Europa, Canadá e países desenvolvidos costumam ser mais baratas. Já América do Sul, Ásia e África saem mais caras. Isso porque os valores médicos/hospitalares são tabelados por região geográfica com base no risco.

🧳 Período da viagem – Quanto mais longa a estadia, maior o prêmio. Viagens de poucos dias tendem a ser mais em conta.

💰 Valores de cobertura – Limites generosos de gastos médicos custam mais caro do que apólices com tetos reduzidos.

👥 Idade do segurado – Pessoas mais jovens normalmente pagam menos. Acima dos 70 anos, os valores aumentam bastante.

🌡️ Condições pré-existentes – Viajantes com doenças crônicas controladas podem contratar uma cobertura específica (com acréscimo no preço).

🪙 Franquia – Optar por uma franquia, na qual o segurado arca com uma parte das despesas, também barateia o seguro.

De todo modo, é possível encontrar seguros viagem internacionais a partir de R$ 30 por dia para indivíduos saudáveis com até 60 anos visitando países como EUA, Canadá e Europa Ocidental.

Já para destinos e populações de maior risco, os preços podem superar centenas de reais diários.

Faça simulações personalizadas e comparativos para descobrir qual melhor cabe no seu bolso. Não vá para o exterior desprotegido! 🚫

Seguro Viagem Next Seguro Viagem – Sua garantia na segurança em viagens internacionais

Agora que você já conhece bem o mundo do seguro viagem, que tal garantir o seu?

Next Seguro Viagem é referência no Brasil em seguro saúde para viagens, com mais de 20 anos de expertise no segmento.

Oferecemos uma ampla gama de opções de apólices individuais, familiares ou coletivas para empresas, sempre com foco na agilidade e comodidade do cliente.

Nossos seguros viagem internacional contam com assistência médica VIP 24 horas (em português) numa ampla rede credenciada em todo o mundo.

E caso precise se comunicar em outro idioma, dispomos também de equipe multlíngue pronto para atendê-lo com todo cuidado e presteza.

Outro grande diferencial são os elevados limites de cobertura, chegando a até US$ 2 milhões dependendo do destino, idade do segurado e tipo de viagem.

Principais benefícios do Seguro Viagem Next:

  • 🩺 Cobertura médica, hospitalar e odontológica
  • 🚕 Remoção inter-hospitalar
  • ✈️ Repatriação médica e funerária
  • 🏥 Prolongamento de estadia em hotel
  • 🧳 Regresso sanitário
  • 👨‍👩‍👦 Traslado e estadia de acompanhante
  • 🧺 Translado de corpo em caso de morte
  • ☎️ Central de atendimento 24h em Português

E muito mais!

Planos especiais para COVID-19

Sabemos que uma das maiores preocupações do viajante atual é a contaminação pelo coronavírus durante o período fora do país.

Para você se sentir seguro nesse aspecto também, os nossos seguros viagem internacional possuem extensão de cobertura para COVID-19 na grande maioria dos destinos.

Ou seja, caso você teste positivo para a doença durante a viagem, terá garantia de:

  • Atendimento médico-hospitalar
  • Prolongamento de estadia
  • Alteração de passagem aérea
  • Traslado de familiar e muitos outros fundamentais benefícios

Tudo para que você possa aproveitar sua viagem com a máxima tranquilidade e segurança mesmo durante a pandemia. 😷

Não perca tempo e solicite seu orçamento grátis agora mesmo. É só acessar o site ou aplicativo da Next Seguro Viagem e preencher os dados da sua viagem.

Em poucos minutos você recebe a melhor proposta personalizada sem compromisso!

E caso prefira, nossa equipe de atendimento está 24 horas por dia à disposição no telefone 0800 941 1228. É só ligar e tirar suas dúvidas com nossos especialistas.

Garanta as melhores coberturas com preços justos. Faça um Seguro Viagem Next Seguro Viagem e viaje tranquilo! 🛫

Perguntas frequentes sobre seguro viagem internacional

Ainda ficou alguma dúvida? Confira as respostas para as perguntas mais comuns sobre seguro de saúde para viagens internacionais:

🤔 Posso usar meu plano de saúde do Brasil no exterior?

Não. Planos de saúde brasileiros em geral não têm validade internacional. Portanto, só o seguro viagem garante você em viagens pela América, Europa, Ásia etc.

Algumas poucas operadoras possuem acordos de reciprocidade com empresas estrangeiras. Mas a cobertura é bem limitada e restrita. O indicado é fazer um seguro viagem separado para cada destino diferente.

🤔 Devo declarar doenças pré-existentes no seguro viagem?

Sim, obrigatoriamente. Caso não declare e precise de atendimento durante a viagem, pode não ter os gastos cobertos por se tratar de uma condição pré-existente não informada.

Por isso, mesmo que suas doenças crônicas estejam sob controle, sempre informe na hora de fazer a cotação do seguro viagem internacional.

🤔 Posso renovar o seguro viagem durante a vigência da apólice anterior?

Normalmente não, precisará fazer um novo seguro. Isso porque as seguradoras querem garantir que não seja feita uma “extensão disfarçada” da cobertura além do combinado inicialmente.

Caso perceba que precisará ficar mais tempo do que o previsto no exterior, tento providenciar um seguro viagem com período mais longo logo de início, evitando aborrecimentos futuros.

🤔 É obrigatório ter seguro viagem para viajar para os EUA?

Não exatamente. Porém, ter um seguro saúde de viagem para os Estados Unidos é altamente recomendável. Isso porque os valores médicos por lá são absurdos. Um simples atendimento ambulatorial ou pequena cirurgia pode custar dezenas de milhares de dólares.

Portanto, viajar sem seguro viagem internacional deixa o visitante vulnerável a despesas astronômicas num eventual problema de saúde. Melhor evitar dores de cabeça e garantir uma boa cobertura logo ao programar a ida para os EUA.

🤔 Posso cancelar o seguro viagem depois de emitido?

Sim. A maioria das seguradoras permite cancelamento total ou parcial do seguro viagem emitido, mediante solicitação formal do contratante.

Porém, há prazos para cancelamento previstos em contrato (geralmente entre 7 e 60 dias), além de taxas administrativas que podem ser cobradas.

Ou seja, fique atento às regras específicas da sua apólice sobre cancelamento antes de tomar qualquer decisão. O indicado é sempre entrar em contato com a central de atendimento da operadora para orientação.

Loading