Next Seguros
nossas matérias

Dicas de fotografia para iniciantes

Com celulares e câmeras compactas cada vez melhores, todo mundo vira fotógrafo atualmente. Mas, você fica sempre em dúvida na hora de escolher quais fotos da viagem postar? É difícil encontrar imagens incríveis como aquelas vistas enquanto pesquisava o destino? Normal, pois muitas delas foram realizadas por profissionais que estudaram a cena para fazer o melhor registro. A boa notícia, para quem prefere continuar fotografando por hobby, é que não precisa fazer um curso de fotografia para obter imagens boas para Facebook ou Instagram. Técnicas básicas e ajustes na câmera podem fazer toda a diferença. As principais dicas de fotografia estão neste artigo.

1. Aprenda a observar a luz 

A forma como a luz ilumina ou cria sombras no elemento a ser fotografado é a essência da boa fotografia. E a nossa melhor ferramenta é a luz do sol, mas não em todos os horários. Quando o astro está no seu momento mais intenso (entre 10 e 15 horas), a luz engana, tanto a câmera quanto o nosso olhar, e o resultado será claro demais ou tudo escuro.  

Dois horários são interessantes para fotografar e são chamados de "hora mágica": antes e depois do nascer ou ao pôr-do-sol.  A principal razão é que a luz está inclinada e dourada (quando o raio incide no elemento), proporcionando sombras e brilhos suaves.

Evite usar o flash. O embutido na câmara produz imagens artificiais e sem profundidade que estragam as fotos. Um uso aceitável é quando mostra o rosto das pessoas fotografadas contra a luz do sol. Se não usar, apenas a silhueta da pessoa vai aparecer, o que pode render uma bela imagem.

3. Enquadramento

Uma boa composição independe da câmera e, junto com o uso da luz, é o segredo para uma boa fotografia. A principal dica de enquadramento é a Regra dos Terços, onde imaginamos duas linhas horizontais e duas verticais formando um jogo da velha. Os quatro pontos de interseção dessas quatro linhas são onde o nosso olhar tem maior atenção. Posicione o elemento principal em um desses pontos. Para fotografar pessoas de perto, deixe um desses pontos em um dos olhos ou no sorriso. 

Evite deixar muito espaço na parte superior da foto, como, por exemplo, bastante céu. Com pessoas, o teto deve ficar próximo a cabeça. E seja criativo: use a paisagem na composição e não apenas você, quando fizer selfies.

4. ISO

O ISO é um termo importado das câmeras analógicas e ainda serve para ajustar a sensibilidade. Quanto mais sensível, mais ruído terá a imagem. A câmera define o melhor ISO quando está no modo automático. No manual, é preciso avaliar a luz ambiente e alterar os números. Deixar em ISO 400 funciona na maioria das situações. Para ter mais detalhes nítidos, 200 é o indicado, se for de dia com luz natural. Quanto mais forte estiver a luz do sol, melhor baixar o número. Para fotos noturnas, quanto maior o ISO, mais sensível à luz será. Ou seja, deve aumentar para não ficar tudo escuro. E, para saber o valor mais adequado, é preciso testar a partir de 800 até o limite da câmera.

5. Foco

Use o foco automático, mas verifique onde a câmera esta focando. O quadrado no visor indica o local, e este deve estar onde deseja fotografar. 

Outras matérias

Veja todas as matérias